Menu

Acontece

Debate sobre acesso aberto na Fiocruz contará com pesquisadoras do CindaLab

A Conferência Livre “Acesso Aberto: Possibilidades e Limites dos Acordos Transformativos e APCs”, promovida pela Fiocruz nos dias 9 e 10 de abril, terá a participação de três pesquisadoras integrantes do CindaLab. Anne Clinio, Tatiane Pacanaro e Vanessa Jorge irão debater sobre as atuais tendências e disputas ao redor deste movimento internacional. Os resultados da discussão vão influenciar as definições da próxima Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030.

Na terça-feira, 9, as atividades acontecerão pela manhã. Vanessa Jorge, integrante do CindaLab e coordenadora do Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz, participa da mesa de abertura com o tema “Lições Aprendidas e Novas Perspectivas do Acesso Aberto” e, na mesa seguinte, coordenará a discussão sobre as “Bases Institucionais da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento”.

Na quarta-feira, 10, as atividades acontecem à tarde. A partir das 14h, Tatiane Pacanaro, analista da Capes, e Vanessa Jorge, integrantes do CindaLab, falam sobre “Ciência Aberta e Plataformização Acadêmica” e “Pagamento de Taxas de Processamento de Artigos na Fiocruz: Panorama e Recomendações”, respectivamente na mesa “O Mercado da Publicação Científica e a Plataformização da Ciência: Riscos e Desafios”. A mesa terá a relatoria de Anne Clinio, outra integrante do CindaLab.

Toda a programação será realizada na Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ), e contará com transmissão virtual nos canais VídeoSaúde (dia 9) e ENSP (dia 10) no Youtube.

 

Serviço

Conferência Livre “Acesso Aberto: Possibilidades e Limites dos Acordos Transformativos e APCs” parte da Conferência Nacional de CT&I.

Quando? 9 e 10 de abril de 2024.

Onde? Fiocruz, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

Com transmissão no Youtube: Dia 9. Dia 10.

Clique aqui e confira a programação completa e mais informações.