Menu

Acontece

Coordenadora do CindaLab debate ciência cidadã e conhecimentos tradicionais em evento internacional

A pesquisadora Sarita Albagli, coordenadora do CindaLab, participou ativamente do Workshop on Open Synthesis Science in Biodiversity and Climate Change Research, realizado em Brasília (DF) entre os dias 27 e 29 de fevereiro. Promovido pelo programa SinBiose/CNPq e o Environmental Data Science Innovation & Inclusion Lab (ESIIL), o evento discutiu desafios relacionados à perda de biodiversidade e a crise climática no continente americano.  

O evento contou com a pesquisadora no painel Incorporating indigenous and traditional knowledge, citizen science and engaging diverse actors in overviews and syntheses, sessão em que foi discutida a importância do diálogo entre a ciência, os saberes dos povos indígenas e as comunidades tradicionais, para o avanço do conhecimento sobre a sociobiodiversidade. Em sua fala, Sarita destacou que “é necessário protocolos de pesquisa e de abertura de dados que respeitem os direitos de consentimento informado, repartição de benefícios e soberania de dados dessas comunidades”. 

O segundo dia de evento, além de contar com a participação da pesquisadora do CindaLab, discutiu boas práticas de colaboração e coprodução na transição para uma ciência de síntese aberta, justa e equitativa tanto entre países, como instituições, provedores de dados e sintetizadores.

Os três dias de workshop foram conduzidos em inglês e contaram com aproximadamente trinta participantes promovendo a troca de experiências entre pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos, estimulando novas linhas de pesquisa colaborativa. 

Saiba mais sobre o evento aqui.

* Com informações do site do Ibict