Menu

Acontece

Consolidada a primeira versão do conjunto de dados OLIVA

O projeto OLIVA (Observatório Latino-Americano de Indicadores de Avaliação, em espanhol) lançou em novembro de 2022 a sua primeira versão, reunindo e consolidando um conjunto de dados de periódicos e documentos publicados entre 1909 e 2019. O projeto, coordenado pela pesquisadora Fernanda Beigel, diretora do Centro de Estudos da Circulação do Conhecimento (CECIC) da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, tem em sua equipe Andréa Gonçalves, integrante do CindaLab e autora do livro “Altmetria para bibliotecários: guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica”.

Esse é um dos resultados do Observatório Latino-Americano de Indicadores de Avaliação que visa contribuir para a produção e circulação da ciência, bem como a transformação dos processos de avaliação acadêmica. A base de dados OLIVA é composta por metadados dos periódicos no momento da acervo; pelos dados dos documentos publicados nos periódicos indexados no SciELO e Redalyc; e pelos dados da coleção SciELO Brasil com informações sobre os documentos com afiliação institucional por país e estado no Brasil. 

O projeto contou com a colaboração ativa do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), do Redalyc e do SciELO. Os dados da sua primeira versão estão disponíveis no repositório do CONICET Argentina e o primeiro artigo, analisando os dados da SciELO, vai ser publicado na revista Dados, mas já pode ser lido aqui como preprint