Menu

Acontece

Aula “Ciencia ciudadana, participación y los comunes”

Allan Yu Iwama e Anne Clinio, pesquisadores do CindaLab, ministraram no dia 23 de junho de 2022 a aula Ciencia ciudadana, participación y los comunes no curso de mestrado em Ciências Sociais em Estudos Territoriais da Universidad de Los Lagos, no Chile. A disciplina é ministrada pelo Dr. Francisco Araos, professor da Universidad de Los Lagos e coordenador do Laboratorio de Ciencia Ciudadana pela mesma universidade.

Essa atividade faz parte de uma colaboração de pesquisadores do CindaLab com a Universidad de Los Lagos, via projeto de MEC (Modalidad de Estadias Cortas) pela ANID, onde a professora Dra. Sarita Albagli foi contemplada. Também faz parte de um convenio de cooperação internacional entre Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidad de Los Lagos, do qual Dr. Francisco Araos e Dr. Allan Iwama estreitam a colaboração de ensino, extensão e pesquisa.

A atividade contou com a leitura dos textos para discussão:

Albagli, S., Clinio, A., Parra, H., & Fonseca, F. (2018, June). Beyond the Dichotomy between Natural and Knowledge Commons: Reflections on the IAD Framework from the Ubatuba Open Science Project. In ELPUB 2018. Link de descarga: https://elpub.episciences.org/4616/pdf

Iwama, A. Y., Araos, F., Anbleyth-Evans, J., Marchezini, V., Ruiz-Luna, A., Ther-Ríos, F., … & Perkins, P. E. (2021). Multiple knowledge systems and participatory actions in slow-onset effects of climate change: insights and perspectives in Latin America and the Caribbean. Current Opinion in Environmental Sustainability, 50, 31-42. Link de descarga: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877343521000208

Clinio, A. (2019). Ciência aberta na América Latina: duas perspectivas em disputa. Transinformação, 31. Link de descarga: https://www.scielo.br/j/tinf/a/pPH6wwxN6rGhyVJM83pGSnp/?lang=pt

Albagli, S., & Iwama, A. Y. (2022). Citizen science and the right to research: building local knowledge of climate change impacts. Humanities and Social Sciences Communications, 9(1), 1-13. Link de descarga: https://www.nature.com/articles/s41599-022-01040-8