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CindaLab – SciELO 25 Anos: Desafios à Comunicação Científica na Ciência Aberta
Seminário CindaLab – SciELO 25 Anos: Desafios à Comunicação Científica na Ciência Aberta
O movimento pela ciência aberta indica a necessidade de reconfiguração das estruturas e modelos tradicionais da comunicação científica, com destaque para os periódicos científicos. Este webinar em 12 de junho vai debruçar-se sobre as novas agendas e controvérsias em torno dessa questão, particularmente quanto às infraestruturas, sistemas de avaliação e modelos de negócio da comunicação científica e como vêm repercutindo nos modos de fazer ciência.
O painel discutirá os seguinte temas:
- Principais debates contemporâneos em torno da avaliação da pesquisa científica à luz das agendas suscitadas pela ciência aberta, especialmente quanto à necessidade de novos posicionamentos de instituições de avaliação e agências de financiamento para contemplar a ciência aberta em processos de avaliação;
- Como as políticas de avaliação e indexação moldaram as práticas de internacionalização de periódicos e de que formas a Ciência Aberta vem desafiando esse paradigma;
- Proposição e debate sobre métricas e indicadores para o diagnóstico e a análise da sustentabilidade socioeconômica de periódicos brasileiros de acesso aberto.
- O papel do processo de plataformização nos modelos de negócio emergentes da comunicação científica e sua influência no desenvolvimento da pesquisa científica.
Agenda
12 de junho de 2023
Os horários estão em BRT (UTC-3).
15:00 – 15:10 Apresentação do painel (Sarita Albagli)
15:10 – 15:30 Debates recentes sobre a avaliação da pesquisa na Ciência Aberta (Tatiane Pacanaro Trinca)
15:30 – 15:50 Internacionalização dos periódicos científicos latino-americanos e Ciência Aberta (Andréa Gonçalves)
15:50 – 16:10 Sustentabilidade socioeconômica de periódicos científicos de acesso aberto brasileiros (André Appel)
16:10 – 16:30 Plataformização da pesquisa e Ciência Aberta (Miguel Papi)
16:30 – 16:50 Comentário (Simone Weitzel)
16:50 – 17:10 Perguntas e respostas
Sobre as participantes
Sarita Albagli é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab). Coordenadora Científica da Civis Plataforma de Ciência Cidadã.
Tatiane Pacanaro Trinca é doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente em estágio de pesquisa no Centre Population et Développement associado a Université Paris-Cité e no Institut de Recherche pour le Développement (IRD/França). Desde 2008 trabalha como Analista em Ciência e Tecnologia da CAPES, com planejamento e gestão de Políticas Públicas em Educação, atuando, desde 2019, no Portal de Periódicos CAPES.
Andréa Gonçalves é doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Mestre em Biblioteconomia pela UNIRIO, pós-graduada em Tecnologia da Informação pela New York University e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela USP. Foi editora-chefe da revista Mosaico, do CPDOC/FGV, e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Atualmente, é gerente de desenvolvimento de contas na editora Springer Nature.
André Appel é doutor (2019) e Mestre (2014) em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-Ibict/UFRJ). Bacharel (2010) em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e como Pesquisador no Ibict em Brasília.
Miguel Papi é mestre em Ciência da Informação pelo IBICT – UFRJ (2016), onde atualmente cursa o Doutorado. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação (ECO). Sócio da Letra e Imagem Editora e Produções Ltda. Foi editor executivo do portal Proqualis do Icict/Fiocruz entre 2012 e 2017. Trabalhou na implementação do SEER e demais serviços de produção editorial em periódicos científicos para diversas instituições científicas.
Simone Weitzel é docente do Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – PROPAP. É Professora Titular da UNIRIO e líder do Grupo de Pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas onde desenvolve pesquisas sobre desenvolvimento de coleções e comunicação científica.