Participantes
Hesley da Silva Py
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Servidor público no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no presente, cedido à Agência Nacional do Petróleo, onde atual como coordenador de projetos. No IBGE ocupou diversos cargos, dentre os quais: coordenador da área de desenvolvimento e manutenção de sistemas, gestor da área de microdados, gestor do sistema de metadados, idealizador e gestor do Sistema de Gestão de Riscos.
Dentre os principais atividades realizadas no/pelo Instituto ressalta-se a participação nos grupos de trabalho do Governo Eletrônico e-Ping, participação nos comitês para elaboração e implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), participação como coordenador junto à Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) dos comitês responsáveis pela definição do plano de ação e implementação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), idealizador, junto com outro servidor, do Projeto para Interoperabilidade entre sistemas e Integração dos Dados (PID). Ainda no IBGE atuou como motivador da adoção do Sistema de Gerência de Bancos de Dados livre PostgreSQL, definindo o material e capacitando os servidores pelo programa anual de treinamento (PAT).
No mesmo programa de treinamento foi responsável pelo desenvolvimento do material e implantação das capacitações em Análise e Projeto Orientados a Objetos com UML. Tal capacitação foi a base para a criação da metodologia de desenvolvimento de sistemas adotada pela coordenação de desenvolvimento. Também no PAT, foi responsável pela capacitação em Análise de Negócios. Como gestor agiu para a modernização da casa, participando da definição e adotando tecnologias e frameworks que garantem alta produtividade e favorecem a motivação dos servidores, incentivando a migração de sistemas legados como o Banco de Dados Administrativos (BDA) para interfaces Web mais produtivas. Na coordenação de desenvolvimento de sistemas, implantou o sistema para gestão de projetos HSProject, o escritório de projetos que contemplava, entre outras, a área de contagem de pontos de função e a área de análise de dados que favoreceu a melhor compreensão da instituição por parte das áreas de recursos humanos e de saúde.
Durante a vida acadêmica tem atuado como professor em Universidades como a Universidade Estácio de Sá, Unifeso e em cursos especiais para pós-graduação na UFRJ-IBICT e na Escola Nacional de Ciências Estatístias (ENCE), além de participar como palestrante em eventos relacionados às áreas de interesse de pesquisa, a saber: Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), bancos de dados, metadados, integração de dados, interoperabilidade entre sistemas, visualização de dados e da informação e sistemas de informação.